A criação de peixes vem sendo apresentada como uma alternativa aos tradicionais sistemas de produção de proteína animal e, no Brasil, a alta taxa de crescimento, variando entre 8 e 10% ao ano, demonstra que a atividade está se consolidando em nosso país.
Entre os peixes de água doce, criados em cativeiro, a tilápia é considerada a espécie mais importante do século XXI, uma vez que é produzida em mais de 100 países, com produção anual estimada em cerca de 6 milhões de toneladas. No Brasil, é o peixe mais cultivado devido à rusticidade, rápido crescimento e carne de ótima qualidade com produção anual superior a 400 mil toneladas. Por causa da alta demanda, a maioria das tilápias cultivadas em nosso país é destinada ao abastecimento do mercado interno. No entanto, o ritmo de desenvolvimento apresentado por esta atividade, demonstra que o Brasil poderá tornar-se um dos maiores produtores e exportadores de tilápias criadas em cativeiro.
Visando esse mercado, a Emater-DF publica este livreto com orientações que servirão aos produtores interessados em iniciar na atividade de produção de tilápias, bem como auxiliar os piscicultores na condução de suas criações.